Governo inaugura nova ponte para integração viária de Manaus
Governo do Amazonas inaugura segunda ponte de concreto armado na Cidade Nova, Manaus, integrando núcleos e melhorando a mobilidade urbana.

O governador Roberto Cidade inaugurou, nesta segunda-feira (22), a segunda ponte construída em concreto armado, localizada na rua 170, que interliga o núcleo 15 ao núcleo 3, com a rua 34, do bairro Cidade Nova, na zona norte de Manaus. A obra, no valor de R$ 1,4 milhão, integra o Programa Estadual de Construção de Pontes destinado a promover a integração viária da capital e solucionar problemas históricos de mobilidade causados pela presença de igarapés que interrompem a continuidade das vias urbanas.
Durante a inauguração, o governador afirmou: "Essa entrega representa o compromisso do Governo do Amazonas em ouvir a população e transformar demandas antigas em soluções concretas. Durante muito tempo, os moradores da Cidade Nova conviveram com dificuldades de deslocamento e esperavam por essa interligação. Hoje entregamos uma ponte definitiva, com segurança e qualidade, que aproxima pessoas, reduz distâncias e melhora a mobilidade. Seguiremos trabalhando com responsabilidade para levar infraestrutura e mais qualidade de vida para quem mais precisa".
Esta é a segunda estrutura entregue neste mês à população. A primeira ponte do programa foi inaugurada no dia 10 de junho, no bairro Planalto, zona centro-oeste da capital, atendendo a um anseio de mais de 20 anos dos moradores da área. A moradora do bairro e confeiteira, Gisele Barroso, 30, relatou que a estrutura ajudou a melhorar sua fonte de renda: "Melhorou bastante mesmo, porque hoje em dia a gente usa o aplicativo que para bem na porta de casa. Clientes vêm na porta de casa e pega o seu item e vai, mas antigamente, como era lá, com a ponte de madeira, era muito dificultoso".
O trabalho, coordenado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), surgiu a partir da identificação de uma demanda histórica da população de Manaus relacionada à fragmentação da malha viária urbana causada pelos cursos d’água que atravessam diversos bairros da cidade. O secretário de infraestrutura, Carlos Henrique Lima, destacou: "É sem dúvida uma das obras mais importantes hoje que o governador entregou para a população aqui do Cidade Nova. É uma integração de núcleos, é uma integração de pessoas, representa também uma diminuição de espaço, diminuição de distâncias; e que vai trazer também uma grande economia para a população".
O programa de construção de pontes consolida-se como uma política pública estruturante do Governo do Amazonas, voltada ao fortalecimento da mobilidade urbana, refletindo o compromisso da gestão estadual em atender demandas prioritárias da população e enfrentar desafios históricos da infraestrutura da capital. Além da ponte inaugurada na rua 170, há uma nova estrutura em fase final de conclusão no mesmo bairro e seis pontes na zona leste da capital seguem em execução, evidenciando o avanço do programa. As pontes são projetadas em concreto armado, com pistas para veículos, passarelas para pedestres e sistemas de iluminação, proporcionando acessibilidade e segurança aos moradores.
Fonte: D24AM