Lula destaca a importância da defesa e reitera boa relação com Forças Armadas
O presidente Lula afirmou que nunca teve conflitos com as Forças Armadas e ressaltou a necessidade de priorizar a defesa do Brasil em seu governo.

Na última sexta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que nunca enfrentou problemas com as Forças Armadas do Brasil. Durante um evento em Itajaí, Santa Catarina, ele destacou a importância de tratar a defesa nacional como uma questão prioritária e urgente.
Lula enfatizou que a defesa do país não pode ser discutida apenas como uma resposta aos problemas existentes. "Não é possível que a gente não coloque a defesa como uma coisa extremamente urgente e prioritária", disse o presidente. Ele defendeu a necessidade de um projeto estratégico que defina o tipo de país que se deseja e, consequentemente, quais são as defesas necessárias para garantir a segurança nacional.
O presidente também compartilhou uma experiência pessoal, lembrando que, em outubro de 2024, ficou sobrevoando o aeroporto da Cidade do México por quase cinco horas devido a uma pane no avião presidencial. Esse episódio reforçou para ele a importância de renovar a frota aérea do Brasil, garantindo segurança e eficiência nos transportes aéreos do país.
Embora tenha ressaltado que não pretende entrar em conflitos com outras nações, Lula afirmou que o Brasil precisa estar preparado para enfrentar um cenário internacional instável. "Nós não queremos briga com ninguém, não queremos invadir ninguém, mas que nós estaremos preparados para defender os nossos 8 milhões e meio de quilômetros quadrados e 215 milhões de habitantes", declarou.
O presidente também fez referências históricas, mencionando a Guerra do Paraguai e a invasão realizada pelo ditador Solano López. Ele alertou sobre a necessidade de estar atento às instabilidades globais, citando declarações do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a Groenlândia e o Canadá. "Está cheio de nego maluco no mundo", concluiu Lula, enfatizando a importância de estar preparado.
Fonte: Amazonas Atual