Ministro critica tarifas dos EUA como oportunismo político eleitoral
O ministro Márcio Elias Rosa afirmou que as novas tarifas dos EUA têm motivação política, mas o governo brasileiro negocia para evitá-las.

BRASÍLIA – O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, declarou nesta quarta-feira (24) que o novo tarifaço promovido pelos Estados Unidos é influenciado por um oportunismo político-eleitoral. Ele fez essa afirmação durante sua participação no programa Bom Dia, Ministro, transmitido pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação).
O ministro lamentou que um assunto que deveria ser tratado apenas na esfera comercial acaba sendo distorcido por questões políticas. “Infelizmente e lamentavelmente esse tema, que deveria ser um tema tratado apenas na mesa como uma pauta comercial, às vezes assume outros contornos, como você mencionou, de natureza política, eleitoral”, destacou.
Em relação à possível implementação de novas tarifas pelos EUA, Rosa considerou essa medida como absolutamente injusta. Ele assegurou que o governo brasileiro está empenhado em negociar de maneira técnica e com frieza para evitar essa nova rodada de tarifas, que ele classificou como uma situação “absurdamente injusta” e uma agressão à soberania do Brasil.
Márcio Elias Rosa também enfatizou que o governo está participando de reuniões bilaterais com os Estados Unidos, mas que a audiência pública marcada para o dia 6 de julho será destinada à sociedade civil, sem representantes do corpo diplomático e comercial brasileiro. Ele reiterou a posição do governo de não aceitar as imposições dos EUA.
Além disso, o ministro falou sobre o programa Brasil Soberano, afirmando que sempre haverá recursos disponíveis para apoiar as empresas brasileiras. Ele ressaltou a importância desse apoio para enfrentar os desafios impostos pela geopolítica moderna, e finalizou dizendo que é uma tragédia e uma traição que alguns celebrem a interferência dos EUA nas questões internas do Brasil.
Fonte: Amazonas Atual