Polícia Espanhola captura brasileiros com 500 kg de cocaína em veleiro
Uma operação da polícia da Espanha resultou na prisão de três tripulantes de um veleiro que transportava meia tonelada de cocaína no Oceano Atlântico.

A polícia da Espanha realizou uma operação significativa, interceptando um veleiro em águas internacionais do Oceano Atlântico e apreendendo 500 quilos de cocaína que seriam destinados ao mercado europeu. A abordagem aconteceu a mais de 700 quilômetros ao sul das Ilhas Canárias, resultando na prisão de três tripulantes, incluindo dois brasileiros e um cidadão marroquino.
De acordo com informações da Agência Tributária da Espanha, a embarcação estava sob vigilância há vários dias pelas equipes de inteligência. A interceptação exigiu uma manobra cuidadosa dos agentes, que conseguiram realizar um embarque tático mesmo diante de condições climáticas adversas, com ondas de até 4 metros de altura.
Apesar da complexidade da operação, os suspeitos não ofereceram resistência ao serem abordados. Após serem detidos, receberam coletes salva-vidas e foram transferidos para o navio de suporte da polícia espanhola.
Investigações em Curso
A principal linha de investigação sugere que o veleiro fazia parte de uma rede sofisticada de tráfico transatlântico, operada por organizações criminosas internacionais. O método utilizado incluía o uso de veleiros para transportar grandes cargas de drogas oriundas da América do Sul.
Para evitar a fiscalização alfandegária, os criminosos realizavam o transbordo da droga, transferindo o carregamento para barcos menores no meio do oceano antes que o veleiro principal se aproximasse da Europa. Até o momento, as autoridades não divulgaram a identidade completa dos detidos nem o ponto exato de partida da embarcação, e as investigações sobre as ramificações do grupo continuam em andamento.
Fonte: D24AM