Amazonas se junta ao Sistema Brasileiro de Inteligência
O governador Roberto Cidade assinou a adesão do Amazonas ao Sisbin, fortalecendo a integração com a política nacional de inteligência.

Na última segunda-feira, dia 22, o governador do Amazonas, Roberto Cidade, formalizou a adesão do estado ao Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). A assinatura ocorreu em uma reunião com o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa, marcando um passo significativo para o fortalecimento da inteligência no estado.
O governador destacou a importância dessa colaboração, afirmando: “Nós vamos trabalhar em conjunto, com a nossa Secretaria de Segurança para que possamos estar integrados e concluir ações importantes para avançar nesse projeto que estava em espera desde 1999.” Ele expressou a expectativa de que esse acordo seja um recurso valioso para as forças de segurança do Amazonas.
Com a adesão ao Sisbin, o estado do Amazonas se tornará mais articulado com os órgãos federais, facilitando a troca de informações estratégicas. Essa integração é crucial para a tomada de decisões governamentais e para lidar com as ameaças que afetam a segurança e o desenvolvimento regional.
O diretor-geral da Abin, Luiz Fernando Corrêa, elogiou a adesão do Amazonas, ressaltando que ela amplia a capacidade de atuação conjunta entre os diferentes níveis de governo. Ele afirmou que “a presença do estado do Amazonas é fundamental” devido à sua infraestrutura de segurança e inteligência, o que permitirá enfrentar os desafios nacionais e regionais de forma mais eficaz.
O acordo de adesão, formalizado pelo Acordo de Adesão Amazonas nº 15/2026, estabelece que o estado participará das atividades de planejamento e execução da inteligência nacional. Importante frisar que esse documento não prevê transferências financeiras ou doações de bens, sendo as despesas arcadas pelos próprios órgãos envolvidos, sempre respeitando os princípios de sigilo e a legislação vigente.
Fonte: D24AM