Anvisa aprova novo medicamento oral para tratamento de câncer de mama
A Anvisa autorizou o uso do Inluriyo®, um remédio oral para câncer de mama avançado. O medicamento é destinado a adultos que já passaram por terapia endócrina.

Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou o registro do novo medicamento Inluriyo® (tosilato de inlunestranto). Este remédio é indicado para adultos diagnosticados com câncer de mama localmente avançado que não pode ser removido cirurgicamente ou que já se espalhou para outras partes do corpo.
O Inluriyo® é destinado a pacientes que já foram tratados com terapia endócrina. A Anvisa esclareceu que o tipo de câncer de mama para o qual o Inluriyo® é indicado apresenta características específicas, como ser positivo para receptor de estrogênio (ER+), negativo para receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2-) e apresentar mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m).
Este medicamento, desenvolvido pela Eli Lilly do Brasil Ltda., é administrado por via oral e é utilizado como monoterapia, o que significa que é o único tratamento aplicado ao paciente em questão. Essa forma de tratamento é um avanço importante no combate a esse tipo de câncer, que afeta muitas mulheres.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o câncer de mama é a neoplasia maligna mais comum entre as mulheres no Brasil. Entre os anos de 2023 e 2025, estima-se que serão registrados cerca de 73.610 casos da doença, representando 30,1% do total de cânceres diagnosticados em mulheres no país.
Com a aprovação do Inluriyo®, espera-se que mais opções de tratamento estejam disponíveis para aqueles que lutam contra o câncer de mama avançado. A Anvisa continua a trabalhar para garantir que medicamentos eficazes e seguros estejam acessíveis à população brasileira.
Fonte: D24AM