Caixa inicia liberação de cotas do antigo fundo PIS/Pasep; saiba como sacar
Empregados e servidores que trabalharam de 1971 a 1988 podem sacar cotas do antigo fundo PIS/Pasep. A liberação começou no dia 25 de outubro.

Os trabalhadores com carteira assinada e os servidores públicos que atuaram entre 1971 e 1988 têm a oportunidade de recuperar valores referentes ao antigo fundo do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). A Caixa Econômica Federal deu início ao pagamento de um novo lote de valores esquecidos nesta quinta-feira, 25 de outubro.
Nesta nova rodada de pagamentos, têm direito ao saque aqueles que solicitaram o ressarcimento até 31 de maio. O valor médio que está sendo pago varia entre R$ 2,8 mil e R$ 2,9 mil, e a quantia exata depende do tempo de serviço e do salário recebido na época do trabalho.
É importante frisar que esse benefício não está relacionado ao abono salarial atual do PIS/Pasep, que é pago anualmente. As cotas em questão pertencem a um fundo que foi extinto em 2020, e os valores não sacados foram posteriormente transferidos para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e, em seguida, ao Tesouro Nacional.
Como consultar e solicitar o saque
A consulta sobre a disponibilidade dos valores pode ser realizada pelo portal Repis Cidadão, sendo necessário fazer login com uma conta Gov.br nos níveis prata ou ouro. Além disso, é possível verificar através do aplicativo do FGTS. O saque pode ser solicitado de duas maneiras, e o pagamento é feito via crédito em conta.
Caso o trabalhador não possua conta na Caixa, o valor será disponibilizado automaticamente em uma poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Herdeiros também têm o direito de solicitar o valor, desde que apresentem a documentação necessária. O prazo para solicitar o resgate se estende até setembro de 2028, após o qual os valores serão incorporados ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de saque.
Fonte: D24AM