As imagens mostram as Nebulosas de Carina e do Anel do Sul; o exoplaneta WASP-96b e o Quinteto de Stephen


EUA – A Nasa divulgou nesta terça-feira (12) novas imagens capturadas pelo telescópio James Webb — equipamento de observação mais poderoso já lançado ao espaço. A mais de 1 milhão de quilômetros de distância, o dispositivo conseguiu mostrar galáxias de 13 bilhões de anos. As imagens mostram as Nebulosas de Carina e do Anel do Sul; o exoplaneta WASP-96b e o Quinteto de Stephen.

A Nebulosa de Carina revela as fases mais iniciais e rápidas de formação estelar que previamente havia estado oculto. Observando esta região de formação estelar na constelação de Carina, localizada no hemisfério sul, como outras constelações similares, Webb pode ver novas estrelas na formação e estudar o gás e o polvo que formam elas.

Nebulosa do Anel do Sul

Esta nebulosa planetária, uma nuvem de gás em expansão que rodeia uma estrela morta, está a uns 2 mil anos-luz da Terra. O James Webb revelou pela primeira vez que esta estrela está rodeada de poeira.

O James Webb fez um registro do espectro do exoplaneta (planeta que fica fora do sistema solar) WASP-96B. O telescópio conseguiu detectar vapor d’água na superfície do exoplaneta.

Quinteto de Stephen

É um grupo de cinco galáxias que fica na constelação de Pegasus, a cerca de 290 milhões de anos-luz da Terra.  Agora, os cientistas podem obter uma visão pouco comum, com detalhes sem precedentes, de como as galáxias que interagem entre si desencadeiam a formação de estrelas e como o gás se altera nestas galáxias.

Na segunda-feira (11), a Nasa já tinha divulgado a primeira imagem colorida do novo Telescópio Espacial James Webb da NASA.

Agrupamento de galáxias SMACS 0723

(Foto: NASA, ESA, CSA e STScI)

A imagem infravermelha mais profunda e nítida do universo é a mais distante vista até hoje. Conhecida como o Primeiro Campo Profundo de Webb, esta imagem do aglomerado de galáxias SMACS 0723 está repleta de detalhes. Milhares de galáxias – incluindo os objetos mais fracos já observados no infravermelho.

Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/mundo/confira-as-novas-imagens-coloridas-do-universo-divulgadas-pela-nasa/

Share.

Leave A Reply

Open chat