A campanha visa receber equipamentos em fase final de vida útil e tem a missão de incentivar e conscientizar sobre o descarte correto


Manaus – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), realiza campanha de coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. A ação vai ocorrer neste sábado (19), das 9h às 17h, no parque municipal do Mindu, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

A campanha visa receber equipamentos em fase final de vida útil e tem a missão de incentivar e conscientizar a população sobre a destinação ambientalmente correta dos produtos.

Para participar da coleta, é orientado separar todos os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que serão descartados. Os produtos vão desde fones de ouvido a geladeiras que não funcionam mais. As equipes da Semmas e da Abree estarão no local para receber os resíduos e tirar dúvidas em relação à importância da destinação ambientalmente correta dos materiais. Além disso, haverá entrega de uma muda para cada consumidor que levar equipamentos durante a campanha, mais um incentivo de cuidados positivos com o meio ambiente.

“Essa campanha é fundamental para a conscientização da população, para que assim seja criada uma cultura de descarte ambientalmente correto e colabore com os avanços da logística reversa, à medida que os subprodutos dos equipamentos eletroeletrônicos serão reinseridos em novos ciclos”, explica o presidente executivo da Abree, Sérgio de Carvalho Maurício.

Entre os produtos a serem descartados, estão celulares, fone de ouvidos, geladeiras, baterias, televisores, secadores, batedeiras, fogões e micro-ondas.

Abree

A Abree, como entidade gestora, colabora no atendimento legal da destinação de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos consumidores, visando atingir as metas estabelecidas no Decreto Federal 10.240/20, com a presença já em mais de 1,3 mil municípios e mais de 4,7 mil pontos de recebimentos distribuídos pelo país.

No site da associação é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos, basta acessar o site e informar seu CEP. Além disso, consta uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros.

Fundada em 2011, a Abree é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia em grande escala. Com 56 associados que representam 188 marcas, a Abree é responsável pelo gerenciamento a partir da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país.

Fonte: D24am

Share.

Leave A Reply

Open chat