450 famílias estão sendo treinadas em parceria com a Embrapa; iniciativas estão alinhadas às ações ESG da companhia


Manaus – A Eneva, maior operadora privada de gás natural do país com produção integrada de energia, investe no desenvolvimento socioeconômico dos municípios de Itapiranga (a 227 quilômetros a leste de Manaus) e Silves (a 204 quilômetros a leste de Manaus), onde atua. Duas frentes de trabalho estão sendo desenvolvidas, neste ano, para contribuir com a formação técnica e com o fomento de novos meios de geração de renda e a consequente melhoria da qualidade de vida da população local.

Numa das frentes, a Eneva auxilia 450 famílias a ampliar e diversificar sua produção agrícola de modo sustentável. Na outra, a empresa está empenhada em incentivar mulheres em situação de vulnerabilidade social a empreender.

A empresa oferece assistência técnica a agricultores locais, dos dois municípios, para que conciliem o cultivo agrícola e a criação de animais a atividades de conservação dos recursos naturais. A ideia é que eles se apropriem da agroecologia para agregar ainda mais valor aos seus trabalhos.

Uma das parceiras da Eneva nesse projeto é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que, atualmente, está empenhada em construir e fortalecer grupos rurais, por meio da formalização e regularização de associações. Numa etapa seguinte, serão realizadas atividades de capacitação para o manejo agroecológico sustentável. O objetivo, nesse caso, é privilegiar a produtividade e a conservação ambiental, simultaneamente.

Já em Itapiranga, a Eneva desenvolve o projeto ‘Elas Empreendedoras’, de base teórica e prática, para ajudar mulheres da região a incrementar suas rendas e, ao mesmo tempo, a ganhar protagonismo em seus meios. Inicialmente, foram realizadas atividades em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que promoveu oficinas para despertar os potenciais dessas mulheres, com foco nos temas da alimentação e artesanato.

Agora, o foco é o aprimoramento das habilidades dessas mulheres, que vão se especializar na realização de serviços locais, como de administração, gestão financeira e associativismo. O resultado de todo esse trabalho será exposto numa Feira Empreendedora, durante a qual elas já vão conseguir incrementar seus orçamentos e os resultados da capacitação poderão ser observados.

O mesmo projeto está sendo expandido para o município de Silves. Um grupo de moradoras da cidade foi indicado pela Secretaria de Assistência Social da cidade, para que recebam apoio no processo de avaliação e identificação das suas habilidades.

Os projetos integram as ações ESG da Eneva e estão alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, apresentados no relatório de Sustentabilidade da companhia – dentre eles, estão a contribuição para o desenvolvimento socioeconômico local, proteção à biodiversidade e erradicação da pobreza, entre outros.

O empreendimento inaugurou a exploração de gás natural da Bacia do Amazonas e recebeu investimentos de R$ 1,9 bilhão no projeto integrado que inclui a instalação da termelétrica de Jaguatirica II, em Roraima. No projeto, será utilizado o gás natural como insumo na geração da energia elétrica que vai assegurar o suprimento do estado.

Fonte: D24am

Share.

Leave A Reply

Open chat