EUA e Irã se reúnem na Suíça em busca de acordo de paz no Oriente Médio
Representantes dos EUA e do Irã se encontram na Suíça para discutir um acordo de paz no Oriente Médio, em meio à crise no Líbano. A negociação é crucial para a estabilidade regional.

Na Suíça, no domingo (21), os EUA e o Irã realizaram sua primeira reunião de negociações desde a assinatura de um memorando de entendimento que visa estabelecer um acordo de paz abrangente no Oriente Médio. A reunião durou 80 minutos e foi marcada pelo atual impasse da guerra no Líbano, onde o Hezbollah e Israel estão em conflito.
A delegação iraniana enfatizou que um acordo final só poderá ser alcançado se a guerra em todas as frentes, especialmente no Líbano, for encerrada. O porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baqaei, destacou que a implementação das cláusulas do memorando é essencial para avançar nas negociações, afirmando: “Sem a implementação dessas disposições, não é possível prosseguir para a fase de negociação do acordo final”.
Além disso, Baqaei revelou que foram discutidas questões relacionadas às isenções para a exportação de petróleo do Irã, que atualmente enfrenta bloqueios devido a sanções dos EUA. Também estiveram em pauta as medidas para a liberação de fundos iranianos que estão congelados no exterior, uma questão delicada em meio às sanções econômicas impostas.
Enquanto as negociações aconteciam, o presidente dos EUA, Donald Trump, fez novas ameaças ao Irã, responsabilizando o Hezbollah pela situação no Líbano. Ele declarou: “O Irã deve impedir imediatamente que seus agentes no Líbano causem problemas. Se não o fizerem, atacaremos o Irã com muita força novamente”. Esta declaração foi seguida de uma resposta firme do chefe do Parlamento iraniano, MB Ghalibaf, que afirmou que o Irã não se intimidará com as ameaças.
Por sua vez, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, que lidera a delegação na Suíça, expressou otimismo quanto ao avanço das negociações, afirmando que houve “grande progresso” nos últimos dias. Enquanto isso, o governo israelense reafirma sua posição de manter tropas no Líbano, com o ministro da Defesa, Israel Katz, afirmando que Israel atuará sem restrições para eliminar qualquer ameaça. O Hezbollah também se manifestou, advertindo que qualquer violação da ocupação israelense será respondida de forma contundente.
Fonte: D24AM