PF realiza operação contra contrabando de brasileiros para os EUA
Nesta quarta-feira (24), a Polícia Federal deflagrou a operação 'Falsa Promessa' para combater grupos que contrabandeavam migrantes brasileiros para os EUA, resultando em prisões e buscas.

Na manhã de quarta-feira, 24 de outubro, a Polícia Federal iniciou uma operação para desmantelar grupos envolvidos no contrabando de brasileiros para os Estados Unidos. O nome da operação, "Falsa Promessa", reflete a gravidade das ações desses grupos, que exploram a vulnerabilidade de migrantes.
Durante a operação, mandados de prisão e busca foram cumpridos em locais relacionados a suspeitos de participação nesse esquema criminoso. Um caso alarmante envolveu o sequestro de um casal brasileiro na fronteira entre o México e os Estados Unidos, onde as vítimas foram mantidas em cativeiro por mais de 30 dias até que um resgate fosse pago.
A operação também mirou um indivíduo considerado de alta periculosidade, cuja ficha criminal inclui ameaças com armas de fogo, violência doméstica e até um episódio em que incendiou a motocicleta da ex-companheira. As investigações revelaram a existência de dois novos núcleos criminosos focados na migração ilegal.
Um dos homens investigados foi identificado como responsável por organizar as rotas de contrabando na região de fronteira. Os dados coletados indicam que ele frequentemente se deslocava internacionalmente e possuía um imóvel no México, o que sugere uma operação transnacional bem estruturada.
Até o momento, a Polícia Federal identificou 89 vítimas do contrabando ilegal para os Estados Unidos. A Justiça também determinou o sequestro de dois imóveis e o bloqueio de bens e valores que totalizam cerca de R$ 20 milhões, visando garantir a reparação dos danos e a eficácia de futuras condenações. Os investigados enfrentarão acusações de sequestro, promoção de migração ilegal e organização criminosa, além de outros crimes que possam ser identificados.
Fonte: D24AM