Policial de folga realiza resgate heroico de bebê em Fortaleza
Um cabo da Polícia Militar salvou um recém-nascido de engasgo em Fortaleza durante uma confraternização familiar. A ação rápida garantiu a vida da criança, que estava em estado crítico.

Na noite de sexta-feira, 19 de outubro, uma comemoração em família se transformou em um ato de heroísmo no bairro Jardim Iracema, em Fortaleza. Um policial militar de folga, identificado como cabo Francisco Paiva, salvou a vida de um bebê recém-nascido que estava severamente engasgado e apresentava sinais de asfixia.
Segundo informações da Polícia Militar do Ceará, o cabo Paiva estava em casa com seus familiares assistindo ao jogo entre Brasil e Marrocos, parte da Copa do Mundo de 2026, quando gritos de socorro ecoaram da rua. Ao sair para averiguar a situação, ele se deparou com uma cena angustiante: os pais do bebê seguravam a criança sem vida, que estava inconsciente e com a pele arroxeada devido à falta de oxigênio.
Diante da gravidade da situação, o policial agiu rapidamente. Ele pegou o recém-nascido e iniciou os primeiros socorros, aplicando a Manobra de Heimlich, uma técnica específica para desengasgo em bebês. Após um minuto de intervenção intensa, o bebê começou a reagir, expeliu o objeto que bloqueava suas vias aéreas e voltou a respirar, aliviando os pais e as testemunhas presentes.
Enquanto o cabo Paiva prestava os primeiros socorros, um motociclista que presenciou o desespero acionou uma viatura do 20º Batalhão da Polícia Militar (20º BPM) que estava patrulhando a área. Com a ajuda da viatura, a mãe e o bebê foram rapidamente levados a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) próxima.
No hospital, o recém-nascido recebeu atendimento médico detalhado e, após avaliação, seu estado foi classificado como estável e fora de perigo. A rápida ação do cabo Paiva e a colaboração de quem estava por perto foram essenciais para salvar a vida da criança.
Fonte: D24AM