Resgate de jiboia e mucura marca fim de semana em Manaus
Neste fim de semana, uma jiboia-arco-íris e um gambá foram resgatados em Manaus por equipes do Patrulhamento Ambiental. Os animais foram encaminhados ao Ibama para cuidados.

No último fim de semana, Manaus testemunhou o resgate de dois animais silvestres, uma ação que destaca a importância da preservação da fauna local. A jiboia-arco-íris colombiana (Epicrates maurus) e um gambá, conhecido como mucura, foram recuperados nas zonas leste e oeste da capital amazonense.
O resgate da jiboia ocorreu na área de mata do bairro Santo Agostinho, na zona oeste. A equipe do Patrulhamento Ambiental (Patam) executou o manejo adequado do animal, assegurando a proteção tanto da jiboia quanto da população local, que poderia ser impactada pela presença do réptil.
Em outra ocorrência, um morador do bairro Jardim Mauá, na zona leste, acionou as autoridades relatando a presença de um gambá no forro de sua residência. A equipe do Patam se deslocou até o local e conseguiu resgatar o animal de forma segura, sem que ele apresentasse ferimentos.
Após os resgates, tanto a jiboia quanto o gambá foram levados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No Ibama, os animais passarão por uma avaliação veterinária e receberão os cuidados necessários para sua recuperação e reintegração ao habitat natural.
Ainda neste fim de semana, as zonas Norte e Leste de Manaus registraram duas ocorrências relacionadas à perturbação do sossego público. As equipes realizaram averiguações e orientaram os responsáveis sobre as normas que regulam a emissão de ruídos excessivos, alertando para possíveis sanções administrativas e legais em casos de reincidência.
Fonte: D24AM