SGB aponta cheia de magnitude média nos rios do Amazonas
O SGB informa que o nível dos rios do Amazonas apresenta estabilidade, indicando uma cheia de magnitude média. Monitoramento revela dados detalhados das principais bacias.

MANAUS – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) informou que há estabilidade na elevação do nível das águas nos rios do Amazonas, sinalizando uma cheia de magnitude média no estado. A análise é baseada em medições da Rede Hidrometeorológica Nacional, que monitora o comportamento dos rios.
Na cidade de Manaus, o nível do Rio Negro está em 28,49 metros, apresentando estabilidade com nenhuma variação nas últimas 24 horas. Embora a cota permaneça acima da marca de inundação de 27,50 metros, a tendência atual mostra um comportamento que se aproxima do esperado para esta época do ano.
Em Manacapuru, o Rio Solimões registra uma cota de 19,11 metros, também com estabilidade nas últimas 24 horas. O nível se mantém acima da cota de inundação de 18,20 metros, mas permanece estabilizado na parte mais baixa do curso do rio, indicando um cenário controlado.
No município de Itacoatiara, o Rio Amazonas apresenta uma leve descida, com a cota atual em 13,78 metros, marcando uma diminuição de 1 cm nas últimas 24 horas. Este nível está abaixo da cota de inundação de 14,00 metros e a probabilidade de atingir essa marca é inferior a 1%.
Em Parintins, a situação do Rio Amazonas é semelhante, com a cota em 8,18 metros, evidenciando estabilidade nas últimas 24 horas. O nível permanece abaixo da cota de inundação de 8,43 metros, indicando um risco muito baixo para cenários mais severos. No geral, o SGB observa que o fim da estação de chuvas na Amazônia Ocidental foi marcado por um déficit de precipitação em bacias importantes, como as dos rios Coari, Juruá, Jutaí, Madeira e no curso principal do Rio Solimões.
Fonte: Amazonas Atual