A causa autista sempre enfrentou inúmeras dificuldades. Segundo a Sejusc, são 11.350 pessoas com Transtorno do Espectro Autista em Manaus. A vereadora de primeiro mandato, Thaysa Lippy tem se tornado a principal defensora da causa na capital.

Confira os principais projetos e indicações da vereadora em defesa da causa autista:

PL 118/2021
Define diretrizes para proteção dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares em Manaus. O projeto abrange todos os direitos de pessoas com TEA e poderá ajudar aqueles que precisarem cobrar o cumprimento de uma legislação, além de servir como instrumento de divulgação das leis para os servidores do município e profissionais da área. São exemplos de direitos municipais para pessoas com autismo a carteira de identificação de TEA, o atendimento prioritário em filas, a proteção à saúde bucal, entre outros.

PL 563/2021
Propõe instalação de câmeras em sessões clínicas de pessoas com deficiência.

PL 118/2021
Dispõe sobre a Diretriz Municipal para Garantia, Proteção e Ampliação dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares.

INDICAÇÃO 307/2021
Solicita à Prefeitura Municipal de Manaus que realize campanha com objetivo de informar a população manauara sobre os benefícios do diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista, bem como disponibilize os meios para a realização dos atendimentos.

OFÍCIO 80/2021
Solicita que seja aumentado o quantitativo de profissionais de atendimento terapêutico no Espaço de Atendimento Multidisciplinar do Autista amigo Ruy.

INDICAÇÃO 62/2021
Solicita a redução da jornada de trabalho dos servidores públicos com necessidades especiais ou que tenham dependentes com necessidades especiais, mediante requerimento.

INDICAÇÃO 306/2021
Solicita a disponibilização no site oficial do IMMU o procedimento para que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista possam adquirir seu cartão de deficiente.

Share.

Leave A Reply

Open chat