Homem Peixe Nada em Direção à Foz do Rio Amazonas
Wilber Muñoz, conhecido como 'homem peixe', está em uma jornada de mais de 200 dias pelo Rio Amazonas, promovendo a preservação ambiental.

Wilber Honório Muñoz, mais conhecido como o 'homem peixe', tem compartilhado sua experiência de viagem ao longo de mais de 200 dias, acumulando mais de 45 mil seguidores em suas redes sociais. A sua trajetória inclui uma passagem recente por Manaus e agora ele se encontra a caminho de Parintins, onde pretende chegar antes do 59º Festival Folclórico da cidade.
A ambição de Wilber, de 45 anos, é atravessar o Rio Amazonas, um feito que apenas o nadador esloveno Martin Strel conseguiu em 2007. O percurso que ele realiza se inicia na nascente do rio, no Peru, até sua foz no estado do Pará, onde deságua no Oceano Atlântico. Através de sua jornada, ele busca transmitir uma mensagem clara sobre a necessidade de preservar a natureza e a vida que dela depende.
Wilber, que também é conhecido como Super H na Colômbia, é graduado em Educação Física e tem um profundo conhecimento sobre os limites do corpo humano. Ele explicou que antes de iniciar sua travessia pelo Amazonas, passou por uma preparação cuidadosa e conta com uma equipe que o apoia nessa missão. Sua paixão por rios e a natureza o motivaram a criar o personagem Super H, um super-herói que ensina crianças sobre a importância da preservação dos rios.
Em suas redes sociais, Wilber tem compartilhado vídeos que alertam sobre a quantidade de lixo gerado durante eventos como o Festival de Parintins, destacando que esse resíduo muitas vezes acaba nos rios e igarapés, prejudicando tanto a fauna quanto a saúde das comunidades ribeirinhas. "Eu sou um nadador. Sou um enviado do rio, do rio Amazonas, para cuidá-lo e protegê-lo", afirma Wilber, enfatizando seu compromisso com o meio ambiente.
A Amazônia, que abriga a maior bacia hidrográfica do mundo, enfrenta um grave problema de poluição. A contaminação dos rios, como o Rio Negro em Manaus, é resultado do descarte irregular de lixo e esgoto, refletindo uma crise ambiental que se agrava a cada ano. Wilber finaliza sua mensagem pedindo à população que evite descartar plásticos nos rios e que todos se unam na luta pela preservação da biodiversidade.
Fonte: Portal Amazônia