Ministério da Saúde lança projeto-piloto com semaglutida no SUS
O Ministério da Saúde inicia um projeto-piloto com semaglutida no SUS, visando tratar a obesidade grave no Rio Grande do Sul.

Na última sexta-feira, dia 26, o Ministério da Saúde anunciou o início do uso da semaglutida em um projeto-piloto voltado para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse projeto ocorrerá no Rio Grande do Sul e contará com a participação dos pacientes do Grupo Hospitalar Conceição.
A semaglutida é um dos princípios ativos dos medicamentos conhecidos como agonistas do receptor GLP-1, que são popularmente referidos como 'canetas emagrecedoras'. O objetivo deste projeto é avaliar a eficácia, o impacto clínico e os custos desse medicamento no tratamento da obesidade dentro do SUS.
Serão incluídos no projeto 250 pacientes que já recebem acompanhamento no Grupo Hospitalar Conceição e que apresentam obesidade grave ou outras condições associadas, como problemas cardíacos e indicação para cirurgia bariátrica. O ministério destacou que 91% dos pacientes com obesidade atendidos nessa unidade apresentam a forma mórbida da doença, e apenas 47% deles estão aptos para realizar cirurgia bariátrica.
Durante um período de dois anos, o estudo irá monitorar indicadores essenciais para entender como o tratamento pode ser integrado ao SUS. Entre esses indicadores, estão a porcentagem de perda de peso, melhorias na qualidade de vida, resultados de exames clínicos e os custos envolvidos no tratamento.
Os recursos para a pesquisa serão transferidos ao hospital pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com financiamento proveniente da empresa que fabrica o medicamento. Os pacientes selecionados devem ter um diagnóstico de obesidade há pelo menos 12 meses e ter passado por um tratamento clínico convencional sem sucesso, além de atender a outros critérios específicos.
Fonte: D24AM