Senador Braga Inspeciona Obras na Estrada Atalaia–Benjamin e Esclarece Sobre BR-319
Durante visita ao Alto Solimões, o senador Eduardo Braga vistoriou a recuperação da estrada Atalaia–Benjamin e explicou as técnicas de pavimentação da BR-319.

Manaus - Em uma recente inspeção no Alto Solimões, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) avaliou o progresso das obras de recuperação da estrada que liga Atalaia do Norte a Benjamin Constant. Acompanhado por técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Braga detalhou as etapas do projeto para esclarecer a população sobre os métodos e a qualidade dos serviços realizados na BR-319.
Durante a visita, o senador destacou que o procedimento de recuperação da estrada é baseado em critérios técnicos que visam garantir a durabilidade da via. Ele apresentou as diversas fases do trabalho, que incluem estabilização da base com pedras, aplicação de cimento, reciclagem de material existente, compactação do solo e revestimento final da pista. “Estamos recuperando uma estrada fundamental para a região,” afirmou Braga.
Braga também abordou as críticas relacionadas à técnica utilizada no pavimento da BR-319. Ele esclareceu que, embora a recuperação da estrada Atalaia–Benjamin envolva uma via já existente, a etapa final de revestimento é semelhante à aplicada na BR-319. No entanto, na BR-319, será adicionada uma camada de selagem para suportar o maior volume de tráfego, resultando em uma via mais resistente.
O senador também ressaltou os desafios logísticos enfrentados nas obras de infraestrutura na Amazônia. Durante a vistoria, ele mostrou o armazenamento de aproximadamente 22 mil sacos de cimento, além de outros insumos necessários para a continuidade dos serviços. A equipe técnica apontou que a previsão é de que os trabalhos sejam finalizados até o final de setembro.
A estrada Atalaia–Benjamin é considerada uma das principais conexões terrestres no Alto Solimões, desempenhando um papel vital na mobilidade da população. Braga lembrou que a via foi construída durante sua gestão como governador do Amazonas e enfatizou a importância da manutenção contínua da infraestrutura para evitar o isolamento de comunidades. “É assim, com trabalho, prestação de contas e acompanhamento das obras, que a gente fortalece o Alto Solimões e melhora a vida das pessoas,” concluiu ele.
Fonte: D24AM