Bandeira amarela na conta de luz é mantida pela Aneel em julho
A Aneel anunciou a manutenção da bandeira amarela nas contas de energia por todo o mês de julho, refletindo custos adicionais para os consumidores.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária permanecerá na cor amarela durante todo o mês de julho. Essa decisão impacta diretamente os consumidores, que continuarão a enfrentar uma cobrança adicional em suas contas de energia.
De acordo com a Aneel, as condições climáticas típicas do período seco foram determinantes para essa escolha. A estiagem, que é comum nesta época do ano, resulta na diminuição do nível dos reservatórios das hidrelétricas.
Com os reservatórios em níveis baixos, há uma necessidade maior de acionamento das usinas termelétricas. Este tipo de geração de energia é mais caro, o que justifica a continuação da bandeira amarela na cobrança da conta de luz.
Os consumidores devem se preparar para essa realidade, uma vez que a bandeira amarela implica em custos adicionais que podem impactar o orçamento doméstico. Os gastos com energia elétrica tendem a aumentar, especialmente em um momento em que muitos já enfrentam dificuldades econômicas.
É importante que os cidadãos fiquem atentos às dicas de economia de energia, que podem ajudar a minimizar o impacto dessa taxa adicional. Medidas simples no dia a dia podem fazer a diferença na hora de pagar a conta no final do mês.
Fonte: Em Tempo