Bandeira Tarifária das Contas de Luz Permanece Amarela em Julho
A Aneel anunciou que a bandeira tarifária continuará amarela em julho, mantendo o acréscimo nas contas de luz para os consumidores do SIN.

Na última terça-feira, 26 de junho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária das contas de luz seguirá amarela durante o mês de julho. Isso significa que haverá um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, afetando todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
A Aneel justificou sua decisão com base nas condições climáticas atuais do Brasil, caracterizadas por um período seco. Esse cenário resulta em uma geração hidrelétrica inferior, o que leva à necessidade de ativar usinas termelétricas, que operam com custos mais altos.
Desde abril, a bandeira amarela está em vigor, refletindo as condições desfavoráveis de geração de energia no País. Os reservatórios das hidrelétricas estão com níveis reduzidos, o que aumenta a dependência de fontes de energia mais caras, como as termelétricas.
O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela Aneel em 2015, tem como objetivo refletir os custos variáveis da geração de energia elétrica. As bandeiras são categorizadas por cores e informam aos consumidores sobre o custo da energia usada em residências, comércio e indústrias.
As tarifas são ajustadas mensalmente com base nas avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Atualmente, as bandeiras tarifárias funcionam da seguinte forma: bandeira verde não oferece acréscimo, a bandeira amarela aumenta em R$ 1,88 por 100 kWh, a bandeira vermelha no Patamar 1 aumenta R$ 4,46 e no Patamar 2, o acréscimo é de R$ 7,87 para cada 100 kWh consumidos.
Fonte: D24AM